
Para essa viagem, aconselho a todos que pretendem fazer algum dos trechos que relatei, que preste atenção aos fatos abaixo, já que apenas alguns deles me foram mencionados com antecedência:
- Animais Peçonhentos: são comuns nas trilhas de Ilhabela: nós vimos 4 cobras ao todo, sendo 2 jararacas. Todas estavam em trechos movimentados e de trilha bem aberta; portanto o uso de perneiras não é exagero.
- Ficar Perdido: em vários trechos de trilha mais fechada (como a trilha de Indaiatuba até Castelhanos e de Castelhanos até Serraria), instrumentos de orientação são muito recomendados. Em vários trechos menos freqüentados, a trilha correta não é óbvia e embora mapas e GPS possam ser bastante úteis, o bom senso ainda será seu principal aliado.
- Assaltos ou Furtos: sobretudo nas praias mais movimentadas como Castelhanos e Bonete, não são raros; e nós fomos avisados diversas vezes sobre essa possibilidade. Portanto, não deixe celular, GPS, câmeras e outras coisas caras muito a mostra.
Sobre o planejamento, os seguintes pontos mostraram-se importantes:
- Percorra as praias no sentido anti-horário. Assim as trilhas mais fáceis serão as primeiras, quando o peso nas mochilas estará maior e as pessoas menos acostumadas às adversidades da região, como clima ou insetos.
- Leve alguma comida que não precise ser preparada no fogo. Caso tenha problema com o fogareiro ou espiriteira (como foi o nosso caso), você não passará fome. Salame, castanhas e barras de cereal são opções interessantes.
- Mais calças e menos bermudas. Seja por causa da vegetação baixa que arranha as pernas ou pelos borrachudos, calças leves acabam sendo melhores que bermudas.
- Leve repelente. Para quem não conhece, a Ilhabela é infestada por borrachudos. Nós usamos quase 50ml de repelente por dia, cada um.
- Não se preocupe com água, pois a Ilhabela é cheia de nascentes de água potável. Um cantil de 1/2 litro é mais que o suficiente (um maior servirá apenas para fazer você carregar mais peso, já que haverá lugar para enchê-lo a toda hora).
- É proibido acampar em todas as praias da Ilhabela. Para quem pensa em tentar driblar tal restrição, saiba que os moradores proíbem a prática, muitas vezes com ameaças. Entretanto, pode-se acampar nas trilhas sem grandes problemas, mas com conforto precário.
- Procure se informar antes. Nos trechos mais complicados (que são poucos) um guia experiente é recomendado. Mas lembre-se que os moradores locais sempre irão recomenda-los, na esperança de que os visitantes gastem mais dinheiro, mesmo que na maioria dos trechos eles são dispensáveis.
Arquivos e Referências:
- Carta Náutica da Ilhabela
- Marcações do Google Earth (atualizada após a viagem)
- Planilha de Gastos (atualizada após a viagem)
- Checklist para Trilhas na Ilhabela (atualizado após a viagem)
- Plano de Viagem (atualizado após a viagem)
Sites úteis:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Os autores e administradores deste blog não se responsabilizam pelas opiniões emitidas nos comentários;
- Comentários ofensivos, spam e propagandas serão removidos;
- Caso espere uma reposta, não se esqueça de deixar uma forma de contato;