sexta-feira, 22 de abril de 2011

(Rio de Janeiro) Forte de Copacabana e Jardim Botânico

Acordamos sem pressa, e mesmo sem café da manhã, saímos de casa à pé para um dia de turista. O primeiro destino era o Forte de Copacabana, que ficava bem perto, cerca de 2 km e 20 min de caminhada. Fomos pela praia de Ipanema (que estava já bem cheia), Arpoador, e passando por trás do Parque Garota de Ipanema, chegamos na entrada do Forte.

Forte de CopacabanaPrimeiro, visitamos um museu que conta um pouco da história do Brasil sob a ótica militar (afinal, estamos em um forte!), de lá, fomos para o forte em si (foto), uma construção projetada para abrigar os combatentes, que além dos canhões, conta com cozinha, alojamento, depósito, tudo para que fosse possível permanecer ali por um longo período de combate. Subimos também na cúpula dos canhões, em cima da Fortificação, onde ficam os canhões giratórios.

A vista, em qualquer área externa que você esteja é sempre fantástica, seja da Praia de Copacabana, do Pão de Açúcar ou só do mar. Mesmo que você não se interesse pela história, só a vista já vale a pena. Gasta-se no mínimo 1h nisso tudo.

Como a fome já estava grande, decidimos comer ali mesmo na filial da tradicional Confeitaria Colombo, que fica dentro do próprio forte. Valeu cada minuto da espera de pelo menos meia hora: o serviço é muito bom (coisa rara nas minhas experiências no Rio de Janeiro) e o café da manhã é ótimo e gigante. É caro, mas dá pra dividir, se a fome não for tanta.

Devidamente alimentados, fomos para mais um passeio: o Jardim Botânico, de ônibus. Começamos a visita pelo Bromeliário e seguindo pelo Orquidário; ambos muito bem cuidados e com muitas espécies. Continuamos passeando pelo Jardim, passando pelo chafariz, lagos, algumas construções como a Casa dos Pilões, o Jardim Japonês, e claro, as famosas palmeiras-imperiais, cartão de visitas do lugar. Ficamos andando por lá algumas horas, aproveitando também para fugir do calor, que estava forte.

De lá, voltamos para casa, passando antes no Supermercado Zona Sul pra comprar algumas coisas, pelo menos para o café da manhã.

Depois de uma boa descansada no apartamento, pegamos o metrô para Botafogo. Sentamos no bar Sociedade Secreta, onde encontramos com a Joana e uns amigos dela. Ficamos bebendo e conversando em uma mesinha na calçada, até... perder o horário do metrô! A volta pra casa dessa vez foi de táxi: R$16.

Informações Locais:
  • Forte de Copacabana: Praça Coronel Eugênio Franco, 1 - Posto 6 - Copacabana. Se for de metrô, desça na estação Cantagalo. Aberto de terça a domingo, de 10h as 18h. Ingresso: R$6 (estudantes pagam meia). Só aceita dinheiro.
  • Confeitaria Colombo do Forte: funciona dentro do Forte de Copacabana. Tel.: (21) 3201-4049
  • Jardim Botânico: R. Jardim Botânico, 920. Tel.: (21) 3874-1214. Diariamente de 8h as 17h. Ingresso: R$6
  • Sociedade Secreta: Rua Voluntários da Pátria, 1 (loja 16) - Botafogo.