segunda-feira, 27 de julho de 2009

(Estrada Real 2009) Dia 02: Honório Bicalho

Rumo a Honório BicalhoAcordamos às 5h40. Ainda estava escuro! Tomamos um fraco café da manhã (até isso era ruim na pousada) e começamos a caminhar às 6h45.

Ao contrario do dia anterior, seguimos fielmente os marcos da Estrada Real e caminhamos por quase 1h em área urbana. Às 8h30, cruzamos a linha férrea abandonada e então o caminho tornou-se uma trilha bem aberta (foto). Seguimos por mais uns 5km, passamos por pontes de pedra da antiga ferrovia, áreas rurais bem bucólicas e pelo Rio das Velhas

Chegamos no povoado de Honório Bicalho às 9h45. Como o trecho até Nova Lima (onde pretendíamos dormir) é pavimentado e não pertence à Estrada Real, optamos por pegar um ônibus. Descemos na rodoviária de Nova Lima e já procuramos alguma informação no Centro de Atendimento ao Turista, que infelizmente era tão desinformado quanto nós. Nos hospedamos bem em frente à rodoviária (Hotel Central).

Ainda indecisos sobre o que fazer, fomos sacar dinheiro, almoçar (restaurante Sabor da Terra). Aproveitamos a tarde para conhecer o Teatro Municipal (e sua bela fachada em arte Déco), a Matriz de Nossa Senhora do Pilar (que estava em restauração), o Prédio da Câmara (bastante descaracterizado) e a curiosa rua zig-zag.

Às 15h, voltamos ao CAT na esperança de descobrir como chegar à Igreja Anglicana e à Quinta dos Ingleses. Descobrimos onde elas ficavam mas como eram longe não conseguimos nem táxi para nos levar. É claro que não havia transporte público! No fim das contas, a única coisa realmente útil que conseguimos no CAT foi o telefone de um morador local que participou da colocação dos marcos da Estrada Real. Nos contentamos em ir descarregar as fotos, tomar um suco (lanchonete Mundo de Sabores) e comprar uma Queca, um doce local com frutas cristalizadas, cuja receita é do século XIX (eu gostei, mas o Rodrigo não!).

Às 18h30 estávamos de volta ao hotel. Descansamos, arrumamos as coisas, revimos os planos para o dia seguinte e dormirmos às 22h.

Informações locais:
  • Hotel Central: R. Antônio Jardim, 528, Centro - TEL: (31) 3541-5097 (apartamento duplo: R$40)
  • Sabor da Terra: R. bias Fortes, 41, Centro -  (R$16,50/Kg)
  • Mundo de Sabores: R. Bias Fortes, 72, Centro - TEL: (31) 3541-9722
  • Casa da Queca: R. Severiano de Lima, 151, Centro - TEL: (31) 8689-4889 (Queca: R$35/Kg)